Atualizações da Release 8 do Oracle Java SE

Usuários de JAVA Release 8 e sistemas dependentes de JAVA instalados em desktop principalmente nos navegadores estão recebendo uma mensagem de atualização necessária e junto um alerta sobre as novas politicas de licenciamento do java que devem entrar em vigência a partir de janeiro de 2019 para usuários corporativos e no final de 2020.

Na página de informações da Oracle sobre esta atualização estão mais detalhadas as politicas anunciadas.

Não existe corporativo jantar grátis. Qualquer executivo sabe que o fornecedor nunca lhe pagará um almoço ou jantar se não tiver uma boa probabilidade de lhe vender algo e embutir o custo do seu jantar nele.

Esse novo modelo de uso do java sob licenciamento específico corporativo em janeiro de 2019 e pessoal 2020, deixa transparecer o novo modelo comercial da Oracle sobre o JAVA, sinalizando assim que ele será cobrado de alguma forma. Os valores não estão disponíveis ainda, mas certamente ocorrerão e não serão baixos. 

Vale lembrar aqui que o JAVA esta embarcado em quase todos os equipamentos que usamos no dia-a-dia, nas maquinas de CNC, equipamentos industriais, drones, equipamentos moveis (celulares, câmeras, instrumentos de medição, IoT, painéis de automóveis, e mais uma lista inimaginável de subsistemas). Estamos refém do JAVA.

Milhões de programadores em todo o planeta investiram seu tempo na aprendizagem e desenvolvimento de sistemas baseados em JAVA, que agora corre um grande risco, quase certo, de ser engessado em um sistema de licenças  comerciais com preços indefinidos. O JAVA nasceu livre e acaba de ser capturado e preso com essas políticas de licenciamento.

Diante desse fato vale o esforço em refletir sobre a necessidade, a urgência e quase emergência de um caminho alternativo ao JAVA e com atenção ao modelo de uso desvinculado totalmente da cadeia corporativa comercial. Certamente a comunidade vai reagir a isso, e no final o comodismo se instalará, mas a cobrança é líquida e certa.

Então esta aberta a temporada de migração enquanto ainda temos tempo. Quem estava pensando em JAVA, deve procurar as alternativas FREE GNU para não perder seu tempo e evitar os pesadelos futuros.

Qualquer Companhia que tenha seus sistemas atuais baseados em JAVA precisam pensar seriamente em um modelo alternativo FREE GNU para migração antes de ter que enfrentar o fantasma das licenças. É urgente (emergência) que você comece já para não ser pego de surpresa com um custo não planejado em seu projeto e ser refém na virada do relógio com seus sistemas paralisados e seus clientes todos em pânico com as atividades essenciais travadas. 
Alguns sinais externos de grandes corporações já foram dados quando a Google removeu o JAVA de sua lista de ferramentas suportadas, e as questões não foram apenas a segurança, mas sabemos agora que um tsunami de cobranças bilionárias sobre os códigos baseados em JAVA está chegando.!!!??

Comentários estão fechados.