O silêncio o melhor antídoto para o estresse

Por que o silêncio é tão importante para os nossos cérebros?

  O ruído desnecessário é a mais cruel falta de atenção que podem ser causados a uma pessoa, quer seja saudável ou doente.

Florence Nightingale, considerada uma pioneira extraordinária da enfermagem moderna, disse: “ruído desnecessário é a mais cruel falta de atenção que podem ser causados a uma pessoa, quer seja saudável ou doente.” Quase dois séculos depois, a ciência confirmou que o nosso cérebro precisa de silêncio quase tanto quanto o nosso pulmões de oxigênio.

O silêncio ajuda a regenerar o cérebro.

Até recentemente, pensava-se que os neurônios não poderiam regenerar-se  e nosso cérebro foi condenado a um declínio progressivo e inexorável. No entanto, com a descoberta da neurogênese tudo mudou, os neurocientistas agora se concentram em descobrir o que pode promover a regeneração neural.

A este respeito, um grupo de pesquisadores alemães no Centro de Pesquisa para Regenerative Terapias Dresden descobriram que o silêncio tem um enorme impacto sobre o cérebro. Estes cientistas descobriram que no cérebro de ratos que permaneceram em silêncio por duas horas todos os dias cresceram novas células no hipocampo, região do cérebro envolvida na memória, emoção e aprendizagem.

Além disso, eles descobriram que estas novas células foram capazes de se diferenciarem e integrarem o sistema nervoso central para diferentes funções. Portanto reservar um alguns minutos por dia para ficar completamente silencioso poderia ser muito benéfico para o nosso cérebro, ajudando a preservar a memória a ser mais flexível a mudanças.

O silêncio permite que o cérebro dê sentido à informação.

Nosso cérebro tem uma “rede padrão” que é ativada quando estamos descansando. Esta rede é responsável por avaliar situações e informações a que temos discutido ao longo do dia e integrá-los em nossa memória ou descartados se eles são irrelevantes.

Basicamente, esta rede opera o recrutamento de um número de regiões do cérebro que são responsáveis por continuar a trabalhar abaixo do nível de consciência. É também o principal responsável pelos flashes de gênio como ele é responsável por cordas de amarração ir e buscar soluções para os problemas.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que a rede está ativado de uma maneira especial quando nós refletimos sobre nós mesmos, por isso seria essencial para reafirmar nossa identidade. Esses pesquisadores também observaram que a rede é ativada por padrão quando você está em silêncio, de olhos fechados, porque qualquer estímulo que nos distrai significa “extinguir”.

O silêncio é o melhor antídoto para o estresse.

As ondas sonoras causam vibrações nos pequenos ossos da orelha, que transmitem o movimento para a cóclea, em que estas vibrações são convertidas em sinais elétricos que atingem o cérebro. O problema é que o nosso corpo é programado para reagir imediatamente a esses sinais, mesmo no meio de um sono profundo. Portanto, o ruído provoca uma ativação da amígdala, que responde por estimular a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, que aumentam o nosso nível de stress.

Portanto, não é surpreendente que um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que as crianças que vivem em áreas próximas a aeroportos, onde há um monte de ruído, são mais vulneráveis ao estresse. Na verdade, essas crianças tiveram maior pressão arterial e níveis mais altos de cortisol.

Felizmente, o silêncio tem o efeito oposto em nosso cérebro. Enquanto ruído provoca tensão e stress, silêncio tem um efeito curativo e calmante. Este foi verificada pesquisadores da Universidade de Pavia, que descobriu que:

Apenas dois minutos de silêncio são mais benéficos do que ouvir a música suave e causar uma diminuição adicional na pressão arterial.

Então agora você sabe, desfrutar do silêncio. Seu cérebro, seu corpo e sua mente vão agradecer você .

Comentários estão fechados.